Buscar

ALCATRAZ

Atualizado: 26 de Set de 2019

Um passeio pelo lendário presídio americano


A Ilha de Alcatraz está localizada no meio da baía de São Francisco, na Califórnia, a cerca de 2 km do continente.



Rodeada por águas gélidas, entre os anos de 1934 e 1963 abrigou a mais famosa Penitenciária de Segurança Máxima dos Estados Unidos, tendo por ali passado figurões como o mafioso Al Capone.



Atualmente, o local serve de museu público e recebe milhares de turistas todos os anos! A administração fica por conta do Serviço Nacional de Parques.



COMO E QUANDO COMPRAR OS INGRESSOS?


Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial, com uma antecedência de 90 dias. Fique atento, pois esgota bem rápido!


Nós compramos o Early Bird Tour, que partia mais cedo para Alcatraz, no valor de US$ 39,90 por pessoa (junho/2019). Nesse preço estão incluídos o deslocamento de ferry até a ilha e o audioguia.


Os horários de saída do barco são: 8h45, 9h10, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h10, 14h40, 15h20 e 15h50.


Para voltar à São Francisco, basta embarcar no ferry que sai de meia em meia hora das 9h25 às 18h30.


Importante dizer que há outras opções de visitação, como a noturna e o combo com a Angel Island. Isso tudo pode ser consultado direito no site, com os horários diferenciados e preços.


DICA: em São Francisco é comum o fog matinal, uma espécie de neblina fina que cobre o céu nas primeiras horas do dia. Como fomos para Alcatraz às 8h45, pegamos um pouquinho de fog na ida (você verá algumas fotos com o céu mais cinza, outras, mais azul). Se quiser desfrutar do bom tempo em todo o trajeto e tiver com flexibilidade para fazer o seu roteiro (não era o nosso caso), aconselhamos que escolha um horário mais tarde.


COMO É O PASSEIO?


Tudo começa no Píer 33, na Alcatraz Landing. A empresa responsável pela atração é exclusivamente a "Alcatraz Cruises".



Se já tiver adquirido o ingresso de forma antecipada pela internet, vá direto para a fila do embarque, no horário marcado. Caso contrário, dirija-se a um quiosque com uma plaquinha escrito "Tickets" para comprar o seu conforme a disponibilidade de vagas.


Na fila do embarque, um funcionário vai pedir para ver o seu bilhete (leve-o impresso ou no celular) e carimbar uma carinha na sua mão (sim, essa é a forma de controle deles!Rs).



Uma vez a bordo do ferry, o trajeto até a ilha dura 15 minutos.



O barco é confortável e possui ambientes aberto (na parte superior) e fechado (na parte inferior), além de uma pequena lanchonete. Várias cadeiras ficam disponíveis para acomodar todos que desejam ficar sentados.




No caminho, aproveite para apreciar a vista da costa de São Franciscos, da Golden Gate e da Bay Bridge! As fotos abaixo foram tiradas durante volta a São Francisco, no barco das 11h25.




Chegando na ilha, um guarda florestal vai estar esperando para dar as primeiras informações, como o acesso aos elevadores, banheiros, essas coisas. Nessa hora ele também oferecerá um mapa do local no valor de US$ 1.


DICA: compre o mapa impresso se realmente quiser visualizar a planta do complexo em papel ou para guardar de recordação. Antes de começar o passeio todos recebem um audioguia (disponível em português, inclusive), muito detalhado, que dá todas as coordenadas, do início ao fim, além de contar a história de cada parte da penitenciária. Em resumo, não achamos o mapa tão útil assim (melhor guardar o rico dinheirinho...rsrs).



O audioguia, como falamos acima, é retirado no início da atração, em um local onde os condenados tomavam o primeiro banho quando chegavam ao presídio e recebiam suas novas roupas.


Você nem percebe, mas já está submerso no mundo de Alcatraz!



Com o aparelhinho e o fone em mãos, siga a indicação de onde começa o tour guiado. A partir dai, você é quem faz o itinerário, explorando tudo da maneira que achar mais conveniente!



Reserve 2h30, 3h, para fazer o percurso com calma, aproveitando cada detalhe. O audioguia tem a opção de pausar, voltar para o relato de alguma área, passar adiante, é de fácil manuseio!





Uma curiosidade é que todo o conteúdo é narrado por quatro agentes penitenciários e quatro detentos que realmente viveram anos em Alcatraz! São as memórias deles e episódios que aconteceram ali, inclusive as tentativas de fuga e os fatos que levaram ao fechamento da prisão federal em 21 de março de 1963.




É engraçado que a voz traduzida em português de um dos presos é de um velhinho muito caipira. Mesmo ele contando histórias tristes, tem horas que é difícil segurar o riso!


Quando estiver lá, ouvindo o velhinho e se segurando para não rir, lembre-se da gente!Rsrs


A parte externa da ilha é muito bonita, tem uma vista incrível!




Bem, não vamos falar de tudo que rolou para não perder a graça quando for a sua vez de vistar "A Rocha"!


O que podemos adiantar é que vale muito a pena incluir no seu roteiro a ilha de Alcatraz. Se você gosta de história, de visitar lugares que foram importantes, não deixe de ir!


Na nossa opinião, foi um dos melhores programas de São Francisco!



ALGUM PRESO JÁ FUGIU DE ALCATRAZ?


O presídio de Alcatraz foi construído propositalmente em uma ilha para dificultar a fuga dos condenados mais perigosos e violentos dos Estados Unidos.


No entanto, muitas foram as tentativas para escapar da prisão. Uma das histórias mais famosas contadas durante o passeio é a dos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris, ocorrida em 1962.


Segundo relatos, os três cavaram um buraco em uma parede que dava acesso ao conduto de ar usando uma colher roubada do refeitório!


Pode parecer loucura, mas a ação da água do mar durante anos, somada à falta de manutenção, fizeram com que a estrutura da penitenciária ficasse muito comprometida e mais fácil de ser corrompida (ainda que por uma colher!).



Para que os guardas não percebessem tão rápido o que estava acontecendo, os fugitivos fizeram cabeças de papel machê para colocar nas camas e parecer que estavam dormindo.



Ainda não se sabe com certeza se a tentativa foi bem-sucedida ou não. Acredita-se que o trio tenha morrido afogado antes de chegar em terra firme. É um verdadeiro mistério!


A história é tão intrigante (e maluca) que virou tema de filme: "Fuga de Alcatraz", estrelado por Clint Eastwood. Fica a dica dos formigas viajantes!



DICA EXTRA: PÍER 39


Alguns passos depois do Píer 33 você encontrará o agitado complexo de restaurantes e lojinhas do Píer 39.



Trata-se de um local muito bacana que não deve ficar de fora dos seus planos de viagem, podendo ser facilmente combinado com a ida à Alcatraz!




Ah, não se engane achando que só de comércio vive o Píer 39! Ali você também vai encontrar uma vista privilegiada da ilha de Alcatraz, da ponte Golden Gate e das belas montanhas de São Francisco.



Aproveite para almoçar em um dos restaurantes (tem Hard Rock, Bubba Gump, a famosa padaria Boudin, e muito mais) e ainda garantir um souvenir para a família!


***


That's all folks!


Qualquer dúvida ou opinião, deixe um comentário para nós! Até a próxima!

75 visualizações2 comentários
  • Black Instagram Icon

Formigas Viajantes - 2019

Viagem - Turismo - Dicas

  • Black Instagram Icon